domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sobreviva na selva de pedra


Se voce como eu usa a moto diariamente, concerteza se assuta com o alto numero de acidentes envolvendo motociclistas. Pesquisa realizadas apontam numeros alarmantes, um crescimento de 2.252% em 16 anos. Para quem vive na selva de pedra, montado em seu cavalo prateado, esses numeros sao preocupantes. Muitos dizem que a motocicleta não é um meio seguro de transporte. Voce concorda com essa afirmaçao?? Eu não!! Com a devida prudencia, a nossa amada motoca pode ser sim um veículo muito seguro. A experiencia é uma excelente professora, mas muitas vezes traiçoeira. Para agregar um pouco a sua experiencia vou postar cinco passos para uma pilotagem mais segura.


Primeiro Passo: Não confie em ninguém.
Parece que está faltando retrovisores nos carros atualmente. Portanto faça ser visto. Cuidado com as atitudes destraidas dos motoristas. Seja paranóico. Confie somente em uma pessoa: você.

Segundo Passo: Evite pontos cegos
Ande atras de um carro de forma que voce possa ver os olhos do motorista no retrovisor dele. Ultrapasse-o assim que ele o ver, deixando-o ciente da sua manobra. Mas cuidado, muitos motoristas não olham no espelho antes de uma freada ou mudança de direçao, portanto cautela, e atençao redobrada.



Terceiro Passo: Seja defensivo, seja agressivo.
Combine essas duas táticas. O segredo é saber quando usar cada uma delas. Uma tocada defensiva significa estar consciente do que esta acontecendo e o que porventura poderá acontecer a sua volta. Uma tocada agressiva significa agir rápido para sair de uma situaçao de risco, fazendo manobras bruscas porém efetivas.

Quarto Passo: Dar espaço para alguns erros.
Caso voce ainda nao tenha percebido os motoristas cometem erros. Quantas vezes voce ja viu um carro fazer uma conversao de imediato sem seta sem nada. Que cagada. O que eu quero dizer é deêm-lhes espaços para fazer essas cagadas sem que voce saia lambuzado. Fazendo isso voce vai rir das cagadas dos outros, porque voce nao vai ser pego de surpresa.



Quinto Passo: Ande na moral.
Ao contrario do que muitos dizem, velocidade não mata. O mal uso dela sim. Se voce anda muito acima do limite nos centros urbanos, dificilmente alguem percebera sua real velocidade. O limite é 40km/h e voce esta a 90 como que um motorista pode perceber isso apenas por olhar no retrovisor?? Portanto desacelere e seja visto. Diminuir a velocidade lhe dá a oportunidade de ver e prever o trafego. Existe muitos lugares pra andar rápido, mas a cidade não é uma boa opçao. Se voce não pode andar devagar na cidade, me coloque no seu testamento.

Mais um passo: Pratique.
Quando os cincos passos acima não for capaz de torna-lo seguro, é melhor voce melhorar sua pilotagem. Pratique, vah a lugar isolado e pratique as frenagens, o olhar pro retrovisor, olhares rápidos para trás acima do pescoço, enfim. Familiarize-se com a sua moto. Conheça as reaçoes dela a cada manobra, procure o limite dela e o seu. Tudo isso é pratica, e é tão importante pra voce quanto é para um piloto profissional do Mundial de SuperBike. Voce pode até nao ganhar nehym trofeu, mas vai ganhar duas coisas, o tempo e o prazer.

3 comentários:

  1. Que pena que tanto, motociclistas quanto motoristas não seguem de perto esses passos, pq, se todo mundo seguisse esses passos com certeza diminuiria a quantidade de acidentes... Muito boa essas dicas...

    t+...

    ResponderExcluir
  2. Dicas fundamentais mesmo...e concordo com a Mariana...parabens mais um otimo post maninho...abrazz

    ResponderExcluir
  3. MANDOU BEM CARA ESSA E A REAL
    EU JA TENHO ESSAS REGRAS DE INSTINTO
    JA FAÇO ACONTECER . ABRAÇOS!!

    ResponderExcluir