terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Raspar o joelho no chao. Habilidade ou puro exibicionismo??


Hoje, entre os motociclistas de motos esportivas, sejam elas nakeds, ou carenadas, existe uma fixaçao, pelo chamado "knee-down" que constiste em raspar o joelho nas curvas. Varios estudos cientificos já foram feitos para saber o resultado fisico desta manobra, porém, nao se constatou lá grande coisa.



Mas a maioria dos pilotos amadores fazem um esforço tremendo para raspar o joelho no chão, mesmo nas rodovias. Muitos desses acabam raspando o corpo todo.



Os pilotos de corrida usam essa tecnica para saber o quanto a moto está inclinada. Mas fora das pistas de corrida isso nao serve para nada. Esta mania de raspar joelhos em curvas na estrada é muito mais uma IMITAÇÃO dos pilotos de verdade do que propriamente uma técnica de pilotagem.




Eu diria que isso ajuda mais no ego do que nas curvas. As fotos curvando com o joelho no chão ficam lindas. Quando voce chega na roda de amigos com os raspadores do gorila destruidos, pode ter certeza que voce vai ser respeitado.

Eu jah raspei o joelho no chão, e o resto do corpo também. kakakaka!!!

Raspar o joelho é isso...

9 comentários:

  1. tem q ter muita coragem pra isso...
    eu sou 1 pessoa q nao tem....... e o cara da foto he + 1 incentivo pra mim nao fazer isso

    ResponderExcluir
  2. kakaka.. tem que ter sangue de barata..
    hsauhsuahs.. eu tento, mas nem tanto.. hsauhsua
    prefiro fazer o pendulo ajuda muito mais...
    neh nao silvio....

    vlw mano abrazzz...

    ResponderExcluir
  3. To de boa...piloto moto estilo tiozão....deitar moto na curva never...to fora...kkkk...parabens pelo blog ficou muito chik ...ficou com acabamento muito bom....show meu velho

    ResponderExcluir
  4. Eh isso ae pdvativo, cada um com seu estilo propio de pilotar. Nao adianta se arriscar só pra fazer bonito... obrigado pelos elogiois, qualquer sugestao eh soh flar.. OK?!

    Abrazzz...

    ResponderExcluir
  5. Amigos,estava eu mais um amigo agora mesmo na rodovia procurando curvas ,dentre elas retornos e rotatórias para aprimorar técnicas de curvas... corrigindo alguns comenários que li acima,fazer curvas fora de autódromos tem varios fatores impossível descutir se coloca o joelho ou nao,técnicamente sim deve-se fazer o péndulo junto ao contra-esterço,automaticamente o slider do macacao toca no chao, é o sinal de uma entrada perfeita na circuferencia da curva,e saida linear da mesma....portanto(EXIBICIONISTA)nao entendi o porque?? ABRAÇO A TODOS...Ernani

    ResponderExcluir
  6. Grande Ernani.. como vai amigo?? Muito interessante sua observação, concordo que raspar o joelho faz parte de tecnicas, certo. Mas tem gente que abre tanto as pernas pra que isso aconteça q chega a ficar ridiculo.. É o seguinte, raspar o joelho não é necessidade e sim um ponto de limite que cada um tem. Deslocar o corpo pra dentro da curva é obrigatório, pois vc altera o ponto de gravidade da bike, deitando o corpo e colocando a motoca mais acima ok... na verdade qdo se anda forte mesmo, agente chega até fechar a perna para poder deitar mais, e dobra o pé na pedaleira para não raspar a bota. A principal função de tocar o joelho no asfalto é dar ao piloto uma idéia do quanto a moto está inclinada em relação ao solo. Continua sendo uma forma de melhorar a distribuição de massa e melhorar o Centro Gravitacional, mas é secundária.

    Obrigado pela opiniao Ernani.. Felicidades e muitos km pra voce amigo...

    ResponderExcluir
  7. Ola galera...quero comentar sobre raspar os joelhos no chao ou seja o "Pendulo" esse tal de Calango que esta explicando ai esta totalmente errado!!! eu concordo que raspar o joelho no chao não é necessário. Mas o Pendulo ajuda muito...O Pendilo serve nada mais nada menos é que deixar a moto mais reta possivel numa curva, isso é muito usado em corridas em dias de chuvas...entenderam..eu sou Piloto profissional e sei o que estou dizendo. Raspar o joelho no chao, é uma consequencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com o amigo acima.... o ato de raspar o joelho no chão é uma consequẽncia do melhor posicionamento possível do corpo em relação à moto inclinada.... ninguém (pelo menos ninguém q pilota de verdade) "força' o joelho chegar no chão.. ele simplesmente chega se seu corpo estiver corretamente posicionado .

      Excluir
  8. concordo com o carinha aí em cima, mas sendo necessário ou só pra bunito, eu consigo raspar o joelho,

    ResponderExcluir