quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Será que vai chover??





Voce olha no horizonte e vê uma parede de nuvem negra... Os carros que vem em sentido contrario estao todos molhados e com o limpador de para-brisas ligado... Pode se preparar que vem chuva logo a frente... E agora?? O que fazer??

Primeiro de tudo, prepare fisica e mentalmente para enfrentar esse fenomeno da natureza.

Mantenha a calma, “gostar da chuva” é a postura mais segura a se adotar quando se está de moto. Melhor levar na esportiva e encarar naturalmente, porque xingar, correr para “fugir da água”ou entrar em pânico só aumentam os riscos. Aqui vai algumas dicas:


  1. Sinalização:

Sob chuva, neblina ou o spray formado pela passagem dos carros, mantenha o farol baixo e sinalize bem as manobras antes de conversões ou ultrapassagens. Lembre-se de que a visibilidade da moto pelos demais motoristas diminui muito sob a chuva. Faça-se visível!


2. Distância segura:


Na chuva, aumente a distância entre sua motocicleta e os demais veículos, de forma a ter espaço suficiente para reagir a manobras bruscas ou inesperadas dos motoristas. Eles podem ter menos visibilidade que você. Não esqueça que a aderência estará prejudicada.


3. Faixas pintadas no piso:


As faixas refletivas pintadas para referência na pista não devem ser perdidas de vista. Evite frear sobre elas, pois são lisas, feitas em tinta plástica, e oferecem baixa aderência. Não podendo evitar, freie de forma progressiva, evitando acelerar ou frear bruscamente.


4. Diminua a velocidade:


Com chuva ou neblina, reduza a velocidade até um valor compatível com a sua visibilidade e aderência do piso. Procure avaliar as variações dessa aderência, asfalto rugoso (melhor), liso (mais cuidado) Antecipe sempre os movimentos para não ter surpresas.




5. Frenagem antecipada:


No piso molhado, o espaço necessário para frear aumenta até 70%, dependendo da visibilidade e da aderência do piso. Procure compensar o problema antecipando as situações e iniciando a frenagem antes do que seria normal com pista seca. O mesmo vale para curvas.


6. Suavidade:


A mesma progressividade recomendada para as frenagens deve ser aplicada também nas acelerações, que devem ser feitas da forma mais suave possível. Nada de trancos ou reacelerações súbitas, que podem fazer o pneu traseiro destracionar.


7. Moto em pé:


Na pista molhada, a melhor maneira de atacar as curvas é de forma bem suave, sem movimentos bruscos e adotando a menor inclinação para a moto. Vale até fazer “pêndulo”, inclinando mais o corpo do que a moto para que ela fique mais “em pé”, facilitando o contato com o piso.


8. Spray:


Quando chove, evite a zona de turbulência atrás de grande carretas e caminhões-baú. Ali, os detritos e spray sujam rapidamente a viseira e prejudicam a visão.


9. Viseira embaçada/riscada:


Pilotar sob chuva sempre provoca embaçamento da viseira do capacete. Nessa situação, abra um pouco a viseira para desembaçar ou poder ver melhor. Evite que ela chegue a essa situação trocando sempre que necessário.


10. Alagamento:


Não se arrisque na travessia de locais alagados ou sob correntezas. Mesmo que conheça bem o local, prefira esperar as águas baixarem e, mesmo assim, só atravesse depois da passagem de veículos maiores (ônibus, caminhões etc.) para ter certeza de que não existem “surpresas” ocultas sob as águas.



5 comentários:

  1. Cara ta ficando bom nisso heim!!!a melhor postagem a cada postagem...otimo conteudo veio, sem falar nas dicas ...excelente...parabens

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  2. E com participação especial do Silvio Draw O Mestre....muito show melhor impossivel

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  3. kakaka... que bom que tem gostado das materias, PDV... ateh o siuvoDraw, mestres dos 10, está aki...
    isso é marketing.. pra ver se aumentam as vistas... kakaka...


    Abrazzzz... obrigado pelo apoio...

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  4. eai galango....muito bom cara...otimas dicas!!!! valew por ter lembrado de mim cara....fico mt da hora

    abrazz!!!se precisar he soh chamar o mestre!!!ahuahuahua

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  5. Paga uma no novo brinquedinho obama...abrazz

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